No último domingo (25), Marcos Silveira foi eleito o novo presidente da Federação Brasiliense de Xadrez em assembleia oficial realizada durante o torneio Capivarias. O exercício do seu mandato entrou em vigor no dia 1º de julho. Confira a seguir a mensagem do presidente sobre a sua gestão:
“Com grande alegria, anuncio a minha eleição como Presidente da Federação Brasiliense de Xadrez (FBX), com início do mandato nesta data.
Agradeço fortemente àqueles que participaram do processo eleitoral. A confiança depositada em mim para liderar a FBX é uma honra e um compromisso que assumo com dedicação e entusiasmo.
Agradeço também a todos os membros que aceitaram o desafio de trabalhar comigo, em prol do xadrez no Distrito Federal.
No tabuleiro, as peças trabalham em conjunto para alcançar o objetivo principal do jogo. Cada peça tem suas características próprias e elas se complementam e se apoiam mutuamente para controle do tabuleiro. O trabalho em equipe das peças requer coordenação e planejamento estratégico.
Essas premissas do jogo serão aplicadas na minha gestão, com a valorização da sinergia e dos esforços conjuntos. Tenho a certeza de que, trabalhando em equipe, alcançaremos grandes conquistas.
O xadrez faz parte da minha vida desde a adolescência. É uma paixão e também um propósito de vida, pois enxergo esse esporte como uma ferramenta poderosa para potencializar o desenvolvimento das pessoas.
Com a sua complexidade estratégica, os seus desafios constantes e o seu aprendizado contínuo, o xadrez proporciona crescimento intelectual e raciocínio lógico, além de desenvolver habilidades, como a análise crítica, que auxilia o processo de tomada de decisão, tornando-se um aliado valioso na busca pelo autoconhecimento.
É também um instrumento de socialização e de propagação de valores humanos, na medida em que se aprende a cumprir regras e a respeitar o próximo.
Como presidente eleito, prometo uma gestão eficiente, harmônica e transparente, que buscará alavancar o xadrez no Distrito Federal.
Nosso objetivo principal é o de promover e incentivar a prática do xadrez em todas as idades, como também aumentar a participação das mulheres no esporte.
Queremos tornar o Distrito Federal uma referência nacional em termos de desenvolvimento e crescimento do xadrez. Assim, pretendemos: criar oportunidades para que todos possam desfrutar dos seus benefícios; incentivar a formação de novos jogadores e a descoberta de novos talentos; e dar visibilidade para nossos enxadristas profissionais.
Para alcançar esses objetivos, trabalharemos incansavelmente para fortalecer a Federação. E, o primeiro passo será a celebração de um acordo com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), para que possamos retomar os torneios oficiais nesta capital, possibilitando a atribuição de rating FIDE aos nossos atletas.
Além disso, buscaremos estabelecer parcerias com entidades governamentais e privadas, visando a obtenção de recursos para aprimorar nossas competições, realizar eventos e oferecer apoio aos enxadristas do Distrito Federal.
Investiremos, ainda, na criação de programas de incentivo ao xadrez nas escolas públicas e privadas, e na criação de clubes nas cidades satélites, para levar o esporte às comunidades carentes.
A participação ativa de cada um de vocês fortalece a nossa comunidade e demonstra o comprometimento e a paixão que todos compartilhamos pelo xadrez.
Assim, quero convidar cada um de vocês para fazer parte dessa jornada conosco, compartilhando suas ideias, sugestões e críticas, para que, juntos, possamos construir um ambiente enxadrístico ainda mais vibrante, inclusivo e inspirador.
Por fim, reafirmo o meu compromisso com a eficiência e a excelência em nossa gestão e agradeço a todos novamente pela confiança depositada em mim e na minha equipe. Estou certo de que teremos excelentes resultados.
Conto com todos vocês!”