Campeonato Brasiliense de Xadrez blitz 2019
Objetivo:
Apontar o Campeão Brasiliense de Xadrez blitz 2019 e a Campeã Brasiliense de Xadrez blitz 2019.
Movimentar o Rating Blitz LBX dos jogadores do Distrito Federal.
. Local
Sede Náutica da ASCADE
Participantes:
Aberto a todos os jogadores residentes na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), que compreendem os seguintes Municípios:
Distrito Federal: Brasília.
Municípios convidados do estado de Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.
Municípios convidados do estado de Minas Gerais: Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.
Jogador sem cadastro LBX poderá participar, desde que efetue o cadastramento pelo DF ou ouro município da RIDE DF.
Número de vagas
70 vagas
Sistema de Disputa:
Sistema Suíço em 9 rodadas
Ritmo de jogo:
5 minutos Nocaute em relógio analógico ou em digital sem bônus Relógio digital com bônus: 3 minutos com + 2 segundos de bônus
– O relógio digital, programado com bônus tem preferência sobre outro tipo de relógio ou programação.
Critérios de Desempates:
Critério 1: Confronto direto (Código 11);
Critério 2: Buchholz sem cortes (Código 37);
Critério 3: Buchholz com corte do pior resultado (Código 37);
Critério 4: Rating Médio dos adversários (Código 36);
Critério 5: Maior número de vitórias (Código 12);
Caso persista o empate: Sorteio, somente na zona de classificação.
Programação:
• Dia 14.12.2019 (sábado):
16h – Congresso técnico e início das partidas, logo em seguida
Taxa de inscrição:
30 Reais: homens adultos
20 Reais: Mulheres, menores de 18 anos.
Isentos: 5 enxadristas indicados pelo clube Xadrez de Rua e 5 enxadristas indicados pelo enxadrista Luciano Moreira Marinho
Premiação:
– 1º lugar Absoluto: 30% do arrecadado das inscrições e diploma de Campeão Brasiliense de Xadrez blitz 2019
– 2º lugar Absoluto: 20% do arrecadado das inscrições
– 3º lugar Absoluto: 10% do arrecadado das inscrições
– 1º lugar Feminino: diploma de Campeã Brasiliense de Xadrez blitz 2019
Bye Ausente:
Não haverá ponto de bonificação para bye ausente. Quem quiser ficar ausente de qualquer rodada, desde a primeira, deverá informar ao árbitro até antes do emparceiramento desta rodada. Jogadores que faltarem a qualquer rodada sem aviso prévio (antes do emparceiramento) será eliminado da competição.
Regulamentos específicos:
Será formado comitê de apelação, composto de cinco membros, participantes do torneio e com notório saber sobre as Leis da FIDE, composto do Presidente do Comitê de Apelação, dois membros efetivos e dois membros suplentes, a serem escolhidos no Congresso Técnico.
Tolerância 3 minutos para atrasos na rodada. Caso um jogador chegue atrasado, dentro da tolerância, o tempo decorrido será descontado, considerando o início efetivo da rodada. Caso ambos os jogadores estejam atrasados, no momento da chegada do primeiro, o atraso será descontado na razão de 50% do tempo decorrido para cada um dos atrasados e em seguida será acionado o relógio para que prossiga a partida com o jogador presente.
Apelo contra decisão da arbitragem deverá ser apresentado imediatamente após encerrada a rodada.
Espera-se dos participantes e espectadores padrões aceitáveis de comportamento e vestimenta.
É vedado ao participante portar qualquer equipamento eletrônico ligado (inclusive telefone celular) durante o andamento das rodadas, bem como sair da área de jogo sem autorização do árbitro. Quem preferir pode portar o aparelho desligado no bolso ou na mochila, porém, caso se ausente do local dos jogos, durante o andamento da partida, deverá deixar o aparelho eletrônico com a arbitragem. Caso o aparelho produza algum ruído significativo, o jogador perderá a partida.
O Torneio será regido pelas Leis do Xadrez, publicadas pela FIDE – Federação Internacional de Xadrez, válidas para torneios começados a partir de 1º de outubro de 2018.
Os casos omissos serão decididos pela arbitragem.
Rating utilizado: Rating LBX de Xadrez Blitz, publicado em 1º de dezembro de 2019. Será atribuído o rating de 1800 ao jogador sem rating ou com rating FIDE menor que 1800. Todos os participantes concordam, previamente, pela inserção do seu nome no cadastro de rating da LBX.
Realização: Federação Brasiliense de Xadrez
Apoio: ASCADE