O curso completo terá duração de 30h, às terças e quintas, 28/jun a 04/ago. Destaque para o Mestre FIDE Adriano Valle, que ministrará curso especializado de 16h, em oito encontros.
Os preços que variam de R$ 100,00 a R$ 160,00, a depender do(s) módulo(s) escolhido(s). Inscrições limitadas a 20 vagas. Inscreva-se em: http://mearasescoladexadrez.com/cursos/
MÓDULO I – XADREZ ESCOLAR:
Data: 28 e 30/06.
Horário: 19h30 às 22h30.
Local: Mearas Escola de Xadrez – SGAN 914 (Centro Educacional Leonardo da Vinci).
Carga horária total: 6h.
Professor: Wellington Melo.
Conteúdo:
I.1 – Ensino do xadrez:
Por que ensinar xadrez? A importância do xadrez pelo mundo; Como ensinar xadrez? Aula dada, aula estudada, hoje! Diferença entre entender e aprender; O poder das histórias, parábolas e analogias;
Prática: Guerra de peões; Marionete; Banco; Mexicano.
I.2 – Principais dúvidas e o que responder:
Em que idade começar? Quando devo deixá-los brincar? O que posso fazer para auxiliar no desenvolvimento dos meus alunos? Como mediar conflitos? Como lido com um aluno que não sabe perder? Como lido com um aluno que não tem paciência?
Prática: Zerdax; Solitaire Chess; Australiano; Variações: Chess 360; Checked chess; Checkless chess; Circe Chess.
MÓDULO II – ORGANIZAÇÃO DE TORNEIOS:
Data: 05 e 07/07.
Horário: 19h30 às 22h30.
Local: Mearas Escola de Xadrez – SGAN 914 (Centro Educacional Leonardo da Vinci).
Carga horária total: 6h.
Professores: Wellington Melo e Alexandre Bernardo.
Conteúdo:
II.1 – O que fazer antes do torneio (professor Wellington):
A importância do planejamento; Utilizando a dupla: Check list e Evernote; Divulgação; Inscrição; Material; Arbitragem; Local;
Prática: Criação e configuração de torneio no Swiss manager; Upload para chess results; alteração e personalização do torneio no chess results.
II.2 – O que fazer durante e depois do torneio (professor Wellington):
Apagando incêndios e sobrevivendo ao furacão; Resolvendo problemas comuns no Swiss Manager (SM) da forma mais rápida possível; Atendimento ao público; Premiação; Finalizando o torneio; Publicação dos resultados;
II.3 – Como organizar um IRT (professor Alexandre Bernardo):
Taxas: o que, como e quando pagar; Homologação do torneio; Criação do torneio no SM; Como fazer PGN`s e enviar para chess results; Finalizando o torneio; Divulgação de resultados;
MÓDULO III – TREINAMENTO ESPECIALIZADO
Data: 12/07 a 04/08 – às terças e quintas
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Mearas Escola de Xadrez – SGAN 914 (Centro Educacional Leonardo da Vinci).
Carga horária total: 16h
Professor: Mestre FIDE Adriano Valle
Conteúdo:
III.1 – Estilos de jogo
III.2 – Estratégia e Tática
III.3 – Abertura
III.4 – Meio-Jogo
III.5 – Final
III.6 – Partidas Comentadas e Exercícios I
III.7 – Partidas Comentadas e Exercícios II
III.8 – Métodos e Programas de Treinamento
III.1 – Estilos de jogo:
O Xadrez pode ser jogado de formas diferentes e cada estilo reflete a personalidade do enxadrista. O Xadrez através dos Períodos Históricos. Uma visão geral da História do Xadrez, dos românticos aos contemporâneos.
III.2 – Estratégia e Tática:
Definição destes conceitos e demonstração de como estão presentes em todas as fases do Xadrez. Os processos cognitivos envolvidos no Xadrez. A teoria das inteligências múltiplas.
III.3 – Abertura:
A importância da Abertura. Partidas miniaturas como recurso pedagógico. Métodos para a formação de um repertório de Aberturas. Como estudar as Aberturas.
III.4 – Meio-Jogo:
O elo entre Abertura e Final. Estruturas de Peões. Planos, combinações e cálculo de variantes. O processo de escolha dos lances e como várias formas de pensamento podem ser aplicadas.
III.5 – Final:
A Importância dos Finais. Finais teóricos, práticos e artísticos.
III.6 – Partidas Comentadas e Exercícios I; e
III.7 – Partidas Comentadas e Exercícios II:
Exemplos ilustrativos dos conceitos apresentados no curso. O estudo dos clássicos.
O estudo de partidas contemporâneas. Exercícios que também podem ser aplicados em sala de aula.
III.8 – Métodos e Programas de Treinamento:
Sugestões de atividades para sala de aula e recomendações aos alunos. Programas de treinamento. Preparação para torneios.