Logo Institucional
Atividades
Falando de Xadrez de uma forma diferente.

Aberto do Brasil FBX Terraviva 2017 – “GIGANTE pela própria natureza”

 

A temporada 2017 para o Xadrez Brasileiro não poderia ter começado melhor, pois, o “Aberto do Brasil FBX TERRAVIVA 2017” iniciou os trabalhos em um ano que promete diversos avanços para o “esporte dos Reis” em solo nacional.

Brasília recebeu 113(!!) enxadristas de diversas cidades brasileiras em 3 dias de competição intensa. O torneio contou com 24 enxadristas titulados, dentre os quais 4 GM´s, e a classificação final mostra como as forças se equilibraram e prevaleceram.

Nove enxadristas somaram 5 pontos, e outros seis conquistaram 4.5 completando as quinze primeiras posições. A peculiaridade da classificação final é que os 4 melhores ranqueados alternaram suas posições no g-4. O Campeão foi o GM Everaldo Matsuura (4º colocado inicial). GM Neuris Delgado ficou com o vice (1º pré-ranqueado). GM Evandro Amorim e MI Renato Quintiliano alinharam na 3ª e 4ª posição respectivamente, sendo o GM o segundo maior elo do torneio e o MI o terceiro melhor pré-ranqueado. O quinto (GM Cubas) e sexto (FM Victor Shumyatsky) mantiveram suas pré-classificações. Os outros três fortes enxadristas a somarem 5 pontos foram FM Álvaro Aranha, FM Haroldo dos Santos e FM Daniel Rangel pela ordem 7º,8º e 9º colocados.

Campanhas de destaque para a turma que somou 4,5 em 6 possíveis: O primeiro Mestre FIDE de Goiás Rafael Figueiredo, FM Lucas Aguiar, Tiago Abrantes, Diogo Guimarães, FM Adriano Vale e FM Bernardo Sztokbant fecharam as quinze melhores classificações respectivamente. A classificação completa com as partidas do evento podem ser acessadas em: http://www.chess-results.com/tnr241875.aspx?lan=10&art=1&rd=6&wi=821

A equipe de arbitragem chefiada pelo renomado Bento atuou com maestria e o torneio seguiu seu curso natural de forma tranquila. Tivemos a participação de sete campeões DV´s que com a fidalguia habitual abrilhantaram ainda mais a competição.

A FBX vem se notabilizando pelo excelente trabalho com a base. O “Xadrez Nova Geração” esteve presente em peso no Aberto e também participou de uma simultânea ministrada pelo GM Evandro Amorim que abriu as atividades do grupo para o ano de 2017.

É com prazer que informo a todos os leitores do “Crônicas de Xadrez” que o FENAC 2017 será realizado em Brasília no próximo mês de abril. Este é um evento gigante e que com certeza potencializará ainda mais o esporte da mente no DF.

Parabenizo toda a equipe FBX na pessoa de seu Presidente Raimundo Félix pela excelente organização do evento, pelo árduo e prazeroso trabalho com o XNG e reforço a parceria deste site em noticiar todos os eventos de real importância que a Capital Federal vem produzindo nos últimos anos.

Bento disse a este cronista que este torneio foi o “maior realizado desde a década de 90”, ou seja, a história foi feita e as perspectivas são animadoras para todos os amantes da arte de Caíssa. Esperamos superar estes 113 enxadristas com folga no “Aberto do Brasil FBX TERRAVIVA 2018” a ser realizado entre os dias 04 e 07 de Janeiro de 2018. Será???

Que esta tradição seja mantida!!!

Autor da crônica: Leonardo Morais de Paula

Para ler essa e outras crônicas de xadrez, clique aqui e confira.

Patrocínio
Parceiros

© 2003-2017 - Federação Brasilense de Xadrez